domingo, 18 de julho de 2010

Primeiro round!

O Monstro Vermelho mostrou-se mais poderoso que eu imaginava!

Antes de mais nada preciso dar crédito a alguns blogs que eu li antes de tomar a iniciativa de escrever o meu próprio diário. A busca por dicas e depoimentos surgiu depois que eu me vi sem dinheiro para pagar a fatura do cartão de crédito (grande vilão na maioria das vezes, mas os próximos posts mostrarão que eles podem ser muito úteis). O primeiro blog que eu li foi da @thaisaux. No site Hoje eu não comprei encontramos diversas dicas sobre investimentos e principalmente sobre a compulsão por compras. Muito bom, recomendo! O segundo foi Cansei de ser pobre da Flaviana Amarante. Interessante por mostrar que é possível sair do vermelho com muita dedicação e principalmente paciência. Ela demorou oito anos mas conseguiu. Isso mesmo pessoal: 8 anos, mas hoje ela é uma investidora consciente. Recomendo, também!

Desvendar o Monstro Vermelho sempre é uma tarefa árdua, que exige concentração e muitos detalhes. Eu tive medo e posterguei essa pesquisa durante muito tempo, mas depois de ler algumas experiências na internet me enchi de coragem e fui a luta. Primeiro eu listei todos os gastos fixos (aqueles que tem o mesmo montante mensalmente). Exemplo: prestação e seguro do carro, manutenção ortodôntica, prestação das Casas Bahia. Em seguida busquei meus gastos variáveis (aqueles que acontecem mensalmente, mas que podemos reduzir os valores). Exemplo: contas de luz, água, telefone e celular (lembre-se que o pré-pago também deve ser contabilizado). E não podemos esquecer dos gastos supérfluos (aqueles que não precisam acontecer todos os meses). Exemplo: bares, restaurantes, presentes de casamento e aniversário e para as mulheres as famosas idas ao salão de beleza. Opa!!! Eu não posso chamá-los de supérfluos, pois qual homem aguenta ficar sem uma cervejinha e qual mulher sem sua visita ao salão de beleza? Então mudaremos para gastos essenciais de natureza desestressante (existe essa palavra? rs).

Todos esses gastos não podem ultrapassar 40% dos rendimentos líquidos por mês. Se isso aconteceu contigo, tenha certeza que você não conseguirá virar um investidor no futuro e vive empatando receita x despesas todos os meses (isso se as despesas não ganham alguns rounds). Esse é meu caso! Então iniciei a adequar meus gastos em busca dos 40% mencionados acima com a renegociação dos gastos fixos e controle rígido nos demais gastos. As renegociações são complicadas e muitas vezes precisamos nos humilhar para os gerentes dos bancos ou para os famosos atendentes do 0800 designados pelas instituições. Mas - acreditem - vale muito a pena!

O Monstro Vermelho ainda está sapateando dessa forma (e por isso o deixei acima), mas deixa...ele não sabe o futuro que o espera.

Um abraço,

Marcus Moriya

4 comentários:

  1. Meu, que legal que vc vai falar das suas experiências também, vou linkar seu blog lá no meu. Boa jornada!!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcus!

    Parabéns, pela iniciativa de fazer um blog contando a sua jornada!
    Muita sorte na sua luta!

    Um abração,

    Flaviana

    ResponderExcluir
  3. Marcus,
    acho muito legal, não desista, use o blog como um instrumento, um exercício. Gostei.
    Meu casol, foi um pouco parecido.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcus, acessei seu blog pelo da Flaviana, pois ja deixei um resumo da minha história lá, Muito legal saber que eu não sou a unica nessa luta contra o vermelho. valeu mesmo. abraços. ivonete

    ResponderExcluir